Tenho para mim de que, quando pretendemos falar sobre as qualidades de alguém que conhecemos e admiramos, a descrição deve ser o mais sucinta possível e despertar o interesse do público em saber mais um pouco dessa pessoa. Ou seja, uma espécie de aperitivo, que seja breve, mas remetendo o leitor para o prato principal. Assim, quero falar só um pouco da minha amiga Vera Santos, para além de uma verdadeira amiga reconheço nela excecionais qualidades humanas e uma profissional competentíssima.
Senão vejamos, uma parapsicóloga reconhecida, escritora soberba, empreendedora notável e proprietária das Ervanárias “Vera Luz” e, como se isso não bastasse, tem ajudado imensas pessoas que buscam ajuda psicoespiritual. E é aí que ela se mostra, dizendo que os outros são também “quem nos faz” já que a entrega com que faz uso das suas qualidades humanas e quiçá mediúnicas na área da parapsicologia, traz consigo a humanização na arte de curar a quem busca desesperadamente ajuda. De facto, Vera Santos mostra com inúmeros exemplos de recuperação da vida real que, quando o diagnóstico da ciência médica se esgota nas maleitas físicas, ela faz-nos acreditar que há sempre soluções e que a “esperança é a última a morrer”. E as soluções aos nossos problemas surgem na maioria das vezes misturados nos nossos pensamentos e nas nossas ações, ou inações. Ela prova que muitas das nossas maleitas e loucuras nascem dos dois mundos, o físico e o espiritual.
Termino este meu prólogo dizendo o seguinte, o trajeto de vida e o caminho percorrido são parte da nossa identidade que se constrói a cada dia, e o que temos de fundamental: ajudam-nos a distinguir uma pessoa dos milhões de outros a que se assemelha. Já a forma como usamos o dom de cura, e que acredito que todos temos em potencial, são como o sorriso no rosto das pessoas: ou nos recordam uma felicidade que já experimentámos, ou então ajudam-nos a descobrir um mundo de caminhos solarengos que ainda não vislumbrámos. Há pessoas assim especiais e amigas, e é por isso que tenho a honra de ter a colega e psicoterapeuta Vera Santos como amiga e recomendo o seu trabalho a todos aquelas que buscam conhecer um pouco mais da nossa ancestralidade nas suas dimensões física, emocional e espiritual.
Querida amiga Vera, que estas minhas parcas, mas sinceras palavras, sobre a forma maravilhosa com que usas o teu dom de cura, tenha êxito, todo o êxito que bem mereces!
Do teu amigo de sempre e para sempre,
Alberto Lopes
Porto