CONSTELAÇÕES FAMILIARES E ORGANIZACIONAIS

A Constelação Familiar e Organizacional é uma ferramenta psicoterapeutica desenvolvida por Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão, que aprofundou o trabalho de Virginia Satir, psicoterapeutica que trabalhava com esculturas familiares, e de Levy Moreno, criador do psicodrama.

É um trabalho que permite destapar o véu do que esteve sempre presente mas não conseguimos discernir, indo à causa do problema/questão. Os sintomas são importantes para conseguir aceder à fonte que origina o mau estar, depressões, raiva, problemas de relacionamentos, abusos sexuais, violência familiar, doenças físicas sem explicação... em suma, os nós da alma.

Para desatar estes nós há que consciencializar que todo o sistema tem uma ordem. A nossa familia, o nosso sistema de origem, tem uma ordem que tem que ser respeitada. Sempre que esta ordem não for respeitada gera-se conflito, tensão e mau estar. Assim, é necessário repor a ordem e RESPEITAR a hierarquia de quem chegou primeiro, do mais velho. Outro ponto importante neste trabalho é o sentimento de pertença e de reconhecimento, essencial para todos nós.

É necessário ir ao passado mal resolvido, explorá-lo e encará-lo de frente para desatar o “nó” e (re)estabelecer a ordem do amor através da compreensão, interiorização, consciencialização e, acima de tudo, através do perdão.

Ao trabalhar a questão/padrão repetitivo em constelação é possível melhorar as relações familiares, as relações interpessoais nas empresas e as relações em contexto educativo. É acima de tudo um trabalho individual de olhar para o nosso “Eu” e de aprender a cuidar-nos e a amarmo-nos.